Palavras cruzadas – o progenitor do Scrabble – de onde veio? Qual é a sua história?

Pré-história de Scrabble. De onde veio o arranjo de palavras no Scrabble? Scrabble e a história das palavras cruzadas.

Olhando para a popularidade mundial do Scrabble, é difícil esquecer as suas verdadeiras origens. Ele é, claro, um jogo de palavras cruzadas. Um quebra-cabeça com palavras, onde a tarefa do destinatário é inserir palavras previamente adivinhadas nos lugares certos. Em toda a internet é possível ver muitas versões das palavras cruzadas online grátis em português.

Definir o conceito de palavras cruzadas é algo quase que ridículo neste ponto. Afinal, cada um de nós sabe o que são palavras cruzadas. Assim como todos sabemos o que é Scrabble. Mas nem sempre foi assim. Qual é a origem do popular jogo de palavras cruzadas e, portanto, também do jogo Scrabble? Vamos dar uma olhada na sua história.

Scrabble ao longo dos séculos

Ao examinar a origem dos jogos de palavras, podemos voltar à virada dos séculos XVIII e XIX. Os primeiros quebra-cabeças de palavras desse tipo apareceram por volta de 1795. No entanto, eram muito mais simples e baseavam-se apenas na construção de palavras de forma que fossem dispostas vertical e horizontalmente ao mesmo tempo.

A origem da própria palavra “palavras cruzadas” foi registrada em 1862. Em seguida, apareceu na revista mensal americana “Our Young Folks”, destinada aos mais jovens. A forma da palavra, no entanto, era ligeiramente diferente da moderna (“word-cross” e não como conhecemos hoje “crossword”)

Historicamente, a presença costumava se limitar a livros ou revistas infantis. Isso teve pouco a ver com a complexidade do Scrabble.

Século XX – o verdadeiro início

As palavras cruzadas como as conhecemos hoje apareceram pela primeira vez até 1913. Apareceu no jornal de Nova Iorque, “New York World” como uma obra de Arthur Wynne. Este jornalista inglês é, portanto, amplamente reconhecido como o verdadeiro inventor das palavras cruzadas.

Este jornal também é responsável pela consolidação final do termo inglês “crossword” (do qual provém a palavra em português, “palavras-cruzadas”). A ordem das palavras aceita anteriormente foi alterada para fins de publicação da sua parte gráfica.

Das palavras cruzadas ao Scrabble

Nos anos seguintes, as palavras cruzadas começaram a ser publicadas em uma série de periódicos. Até a década de 1920, já haviam começado a ser um fenômeno peculiar, comentado e bem discutido entre os leitores dos jornais. Os primeiros livros começaram a aparecer, todos cheios de palavras cruzadas.

O termo inglês “crossword” entrou no dicionário Oxford em 1933. Dois anos depois, o arquiteto nova-iorquino Mosher Butts inventou o jogo Scrabble. Ele o apelidou então de “criss-cross” – também em termos de nomenclatura, sem dúvida inspirado pelo termo palavras cruzadas.

Scrabble sem palavras cruzadas? Impossível

Portanto, não se pode negar que a origem do Scrabble está inextricavelmente ligada às palavras cruzadas. O que é fascinante é como este popular jogo de tabuleiro foi desenvolvido logo depois que as palavras cruzadas tomaram forma. Isso parece dizer algo sobre o seu potencial inato de fascinar o público e levá-lo a criar os seus próprios quebra-cabeças de palavras.

Hoje, tanto as palavras cruzadas quanto o Scrabble continuam sendo um dos passatempos mais populares e, ao mesmo tempo, um dos mais simples. Olhando para trás, no entanto, não é difícil ter a impressão de que a sua história não é tão antiga quanto possa parecer. No entanto, uma coisa é certa: com certeza, permanecerão connosco por muito tempo.